Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

"This time for Africa"


Esse é o momento para o sentimento nacionalista de todo o mundo transbordar através de gritos, pulos, risos e diversos gestos, sejam de raiva ou de alegria. É copa. E cada país irá torcer para o seu time, mesmo com as ovelhas negras que têm por aí que torcem para os adversários. Isso não importa. O que importa é que fica claramente visível o nacionalismo vibrando junto com cada trocedor na Copa do Mundo.

Talvez alguns achem idiotices, outros achem vital, outros comportem-se como manda o figurino, mas nessa copa eu quis torcer MESMO pelo Brasil. Não pelo fato de achar que vai ganhar, ou pelo fato de querer dar uma de nacionalista, mas acho que abri mais meus olhos e consegui ver que os problemas do Brasil estão em nós mesmos, não no Brasil.

A África, um continente que enfrenta vários problemas, que possui diversos índices ruins, países com muitos problemas, onde a riqueza foi completamente roubada, o povo foi escravizado por muito tempo; um continente que luta pra crescer, para melhorar... Mesmo com uma série de fatores que todos nós conhecemos e sabemos que esse continente apresenta, está hoje abrigando uma copa do mundo. E muito bem abrigada.

Claro que nós esquecemos que é na África que fica uma das maiores cidades do mundo, que foi da África que veio a mão-de-obra escrava para sustentar a riqueza de quase todos os países do mundo, claro que ofuscamos o que há de bom no país, que apenas reclamos, apontamos os erros e esquecemos de ajudar. Esquecemos de bater o pé, de lutar pelo justo.

A África está abrigando a copa e daqui a 4 anos será o Brasil. E mesmo com corrupção, mesmo com os nossos problemas sociais, a próxima copa também será muito bem abrigada. Aqui, no nosso país. Porque nós somos brasileiros, nós desacreditamos no nosso próprio potencial, mas eu acredito que estamos tendo, agora, uma chance de mostrar para o mundo o quanto o nosso país é maravilhoso.

This time, now, is for Africa. The next time will be for Brazil.

;D


MarinaV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário